saúde

Hospitais vão retomar cirurgias não urgentes nos próximos dias

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Os maiores hospitais de Santa Maria já se preparam para retomar as cirurgias não urgentes, depois que o governo do Estado autorizou o reinício de procedimentos eletivos em hospitais e unidades de saúde de todo o Rio Grande do Sul. Durante o mês de enfrentamento à pandemia, consultas e cirurgias eletivas - as que não têm urgência - foram interrompidas em clínicas e hospitais públicos e privados. 

No Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), por exemplo, no mês de distanciamento social, foram mantidas apenas consultas de urgência, como as ambulatoriais oncológicas, e 75% das consultas ambulatoriais das demais especialidades médicas, totalizando mais de 15,4 mil consultas realizadas.

Pesquisa vai aplicar mais 500 testes rápidos em moradores de Santa Maria neste fim de semana

Segundo a assessoria de imprensa do Husm, o que preocupa é o não comparecimento dos pacientes. Em nota, o Husm informou: "Só foram mantidas consultas e procedimentos que não podiam ser adiados ou cancelados, mesmo assim, foi possível observar que mais de 50% dos pacientes não compareceram nas últimas três semanas, com as justificativas de medo de ir ao hospital e contrair a doença ou dificuldades com transporte".

A partir dos próximos dias, as cirurgias eletivas, com menos gravidade, serão retomadas, com a organização e os cuidados de prevenção exigidos.

Brasil registra mais de 50 mil casos confirmados do novo coronavírus

A Casa de Saúde também está em processo de retomada das cirurgias e consultas eletivas. Segundo Rogério Carvalho, diretor técnico do hospital, tudo é resolvido entre a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e o Comitê de Crise da Casa de Saúde.

- Nos próximos dias, retomaremos de forma muito organizada, com os agendamentos. O comitê certamente vai criar um protocolo a ser seguido. Sobre cirurgias, vamos chamar primeiro os pacientes que já tem pré-operatório pronto, ou que tiveram que desmarcar as cirurgias.

Segundo Carvalho, nos próximos dias, o hospital estará organizado para essa retomada. Ele ressalta que, em função da pandemia, os leitos cirúrgicos diminuíram, por isso o Casa de Saúde não retomará todo o sistema na íntegra.

Centros de Formação de Condutores seguem fechados até o final do mês no RS

No Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, algumas cirurgias eletivas já estão sendo feitas há cerca de uma semana. Segundo o médico Luiz Gustavo Thomé, somente procedimentos mais urgentes e necessários foram retomados.

- Cada caso tem sua peculiaridade e a urgência é definida pelo médico através do diagnóstico. O que nos dá certa segurança é que o Hospital Covid-19 (Alcides Brum) é separado do Caridade, mas mesmo assim com cuidados sanitários redobrados para segurança de todos - diz Thomé.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 36 milhões Anterior

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 36 milhões

Princípio de incêndio em shopping chama atenção de populares Próximo

Princípio de incêndio em shopping chama atenção de populares

Geral